Nossa História

O Centro de Educação Infantil Integração - Primeiros Passos surgiu no ano de 2000 com o objetivo de atender crianças em idade apropriada para creche e pré-escola.

Desde muito tempo, estava presente no sonho dos proprietários a abertura de uma escola que tivesse uma identidade própria, diferente das demais escolas, uma identidade pautada na dedicação, no carinho, no amor para com os seus alunos buscando formá-los para a atuação consciente na sociedade, formando o cidadão.

Esta necessidade era sentida principalmente em função de atender a necessidade de educar a filha que então estava com três anos e precisavam buscar uma escola para trabalhar a prontidão para a alfabetização. Foi então que em 08 de dezembro de 2000, foi possível a locação de um espaço para que o sonho viesse a se tornar realidade. Um prédio situado na avenida Aldo Vergani, 521, foi o local escolhido para dar início a uma nova escola intitulada: Integração: Primeiros Passos.

Integração de “íntegra ação” e Primeiros Passos no sentido que toda caminhada, por mais longa que seja, sempre começa com o primeiro passo; esta caminhada tanto pode ser das crianças, como dos pais e da própria escola. O trabalho iniciou-se no dia 12 de fevereiro de 2001 com a presença de 8 crianças e duas professoras. O resultado foi aparecendo e as crianças aumentando, chegando a 17 alunos ao final do ano letivo.

Sentindo necessidade de crescer foi buscado um novo espaço, e no dia 30 de dezembro de 2001 foi fechado o contrato de locação de um novo prédio na Avenida Aldo Vergani, 397, muito mais amplo, com2.800 m²de área total e645 m²de área construída para atender as crianças.  No dia 18 de fevereiro de 2002 iniciou-se as atividades neste novo espaço com a presença de 50 crianças, cinco professoras e três funcionários.

O Centro de Educação Infantil já contava com sua autorização de funcionamento definitivamente homologada pelo Resolução n° 415/02, de 14/02/2002. Então em Julho de 2002 foi dada entrada no processo de autorização e funcionamento do Ensino Fundamental para 2003, sendo autorizado pela Resolução nº 212/03, de 11/02/2003, passando a se chamar Escola Integração Primeiros Passos. Junto com o Ensino Fundamental foi mudado o nome da sociedade que deixou de se chamar Salviato & Uller Ltda para Integração Primeiros Passos Ltda. Em 2007 obteve a autorização de funcionamento de 5ª a 8ª séries pela Resolução nº 156/07 de 24/01/07.

Em 2008, diante da necessidade de um novo espaço, foi construída uma nova sede para a Escola. Um lugar mais amplo e estruturado para atender a escola. No dia 26 de julho foi inaugurada a sede atual na Rua Lagoa Azul, S/N, no Jardim Estrela do Lago. Neste mesmo ano, foi solicitado a implantação simultânea da 5ª a 8ª séries para o ano letivo de 2009 e foi autorizado pela nº 5040/08 de 03 de novembro de 2008. Também em 2008, foi solicitado o Reconhecimento do Ensino Fundamental da Escola que foi aprovado pelo Parecer nº 282/09 do CEE/CEB.

Em 2009, solicitamos a Autorização de Funcionamento do Ensino Médio e a Mudança de Denominação de Escola Integração Primeiros Passos para COLÉGIO INTEGRAÇÃO, que foi regulamentada com a Resolução nº 162/10 de 13 de janeiro de 2010.

Em 2011, solicitamos a Autorização de Funcionamento da Formação Docente (Magistério) que foi autorizado em 13/03/12.

Em 2012, iniciamos o Curso Pré-Vestibular.